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As principais dores das empresas por falta de gestão

Uma empresa desorganizada pode causar problemas sérios para seus colaboradores, para os clientes e para os empreendedores. Para piorar, muitas vezes a falta de gestão está disfarçada de flexibilidade e passa despercebida pela diretoria.

Quando menos esperam, prejuízos irreversíveis vêm à tona. Como consequência, a empresa coleciona clientes extremamente insatisfeitos, colaboradores estressados e frustrados, e uma péssima imagem no mercado. Essa é só alguns dos problemas enfrentados pela má gestão nas organizações.

De acordo com o IBGE, 48% das empresas brasileiras fecham em até três anos e o principal motivo é a falta de gestão eficiente. Os dados mostram também que 25% dos empreendedores brasileiros que fecharam suas empresas apontaram a falta de gestão como um dos principais motivos principais para a falência. O motivo está atrás apenas de altos impostos (31%), alta competitividade (29%) e dificuldade em conseguir empréstimos para seus investimentos (25%).

Embora as dores específicas possam variar entre empresas, existem algumas dores comuns que muitas organizações enfrentam. Aqui estão algumas delas, juntamente com sugestões para preveni-las:

      1. Gestão ineficiente de tempo e recursos: Muitas empresas lutam para gerenciar efetivamente seu tempo e recursos, o que pode levar a atrasos nos projetos e falta de produtividade da equipe. Para prevenir essa dor, é importante implementar processos eficientes de planejamento e monitoramento, definir metas claras e realistas, priorizar tarefas e investir em ferramentas de gestão de projetos.
      2. Falta de Gestão integrada: a integração entre setores é um elemento crucial para o sucesso e a produtividade de uma empresa. O gestor de Recursos Humanos (RH) desempenha um papel fundamental na promoção da colaboração e integração entre os departamentos. Promover uma cultura de colaboração, estabelecer metas e objetivos compartilhados e facilitar a comunicação e o compartilhamento de informações são alguns exemplos de uma boa gestão integrada.
      3. Falta de alinhamento entre equipe e objetivos: Quando os membros da equipe não estão alinhados com os objetivos da empresa, isso pode levar a conflitos internos e falta de direção. Para prevenir essa dor, é importante estabelecer metas e objetivos claros, garantir que todos entendam sua importância e promover uma cultura de trabalho em equipe e colaboração.
      4. Falta de engajamento dos funcionários: A baixa motivação e o engajamento dos funcionários podem afetar negativamente a produtividade e a qualidade do trabalho. Para prevenir essa dor, é essencial investir no desenvolvimento dos funcionários, reconhecer e recompensar o bom desempenho, promover um ambiente de trabalho positivo e oferecer oportunidades de crescimento e avanço na carreira. O cuidado e o compromisso com as pessoas é
      5. Falta de inovação e adaptação às mudanças: As empresas que não conseguem se adaptar às mudanças do mercado e não investem em inovação correm o risco de ficar para trás. Para prevenir essa dor, é importante promover uma cultura de inovação, estar atento às tendências do mercado, investir em pesquisa e desenvolvimento, além do incentivo a criatividade e a experimentação dentro da organização.

Não poderíamos falar de gestão sem falar na adoção da ISO 9001, que pode ser uma estratégia eficaz para promover a integração entre setores e melhorar a gestão geral da organização. A ISO 9001 é uma norma internacional que estabelece os requisitos para um sistema de gestão da qualidade. Ao implementá-la, a organização é incentivada a adotar uma abordagem sistemática para gerenciar suas atividades, promovendo a integração entre diferentes áreas e departamentos.

A certificação é procurada por empresas de todos os nichos e tamanhos devido os benefícios práticos e legais que o selo proporciona à empresa. Para microempresas que não podem arcar com custos de um administrador ou gestor, a norma pode ser bastante útil porque traz requisitos que podem ser implementados pelo próprio dono do negócio.

Nesse sentido, é valido compreender os perigos que a falta do planejamento estratégico pode trazer para uma empresa seja ela recente ou com muitos anos de mercado. Lembrando que cada empresa é única, e é importante entender as necessidades específicas do seu negócio para identificar as principais dores e tomar medidas adequadas para preveni-las.

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